fbpx

Alguma vez você já pensou em como foi que o ovo de chocolate passou a ser um símbolo tão conhecido na Semana Santa? Provavelmente não, mas aqui na Next quisemos pesquisar um pouco, já que somos bastante curiosos. Além de sermos apaixonados por ovos de Páscoa! 

No conteúdo de hoje vamos viajar um pouco na história, para conhecer melhor a origem dos Ovos de Páscoa e como se converteram em um símbolo para a Semana Santa em alguns países. Vamos trazer também um pouco dessa reflexão para ver quais desses pontos podem estar relacionado com a sua empresa. 

 

Qual é a relação de celebrar a morte e ressurreição de Cristo com o hábito de presentear ovos de chocolate?  

Antes de Cristo, nas antigas culturas do mediterrâneo, no leste europeu e no oriente, era costume o uso do ovo como presente para comemorar a chegada da Primavera. Significava tempo de fertilidade e renascimento da vida. Eles costumavam enterrar o ovo na terra, para obterem uma boa colheita.

Para expressar ainda mais a celebração, pintavam os ovos com algumas gravuras buscando representar os elementos da natureza. Esse costume se manteve na idade média com as populações pagãs que viviam na Europa.

Foi nessa época que começaram a representar a figura de uma mulher que observava um coelho, enquanto segurava um ovo. A mulher era Ostera, deusa da Primavera, e essa era a época do ano em que os coelhos se reproduziam. Foi assim que estes três símbolos começaram a ser vistos como o ideal da fertilidade. 

Esses símbolos chegaram nas festividades cristãs com a organização do Concílio de Niceia, em 325 d.C. Como aconteceu? A preocupação dos clérigos por ampliar o número de fiéis, adaptando algumas tradições antigas e símbolos religiosos a outros eventos do ideal cristão. A partir de então, se começa a observar as imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria, pintados em vários ovos.

Em pouco tempo, os cristãos começaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de cristo. Eles também costumavam pintar os ovos de cores chamativas.

 

Era um costume presentear os amigos e familiares com ovos coloridos e com vários desenhos!

 

A época dos ovos de ouro 

Viajando um pouco na época medieval, os nobres e reis comemoravam a Páscoa dando de presente, nada mais e nada menos que ovos de ouro ornamentados com pedras preciosas.  Imaginem se ainda fosse assim nos dias de hoje?

Para chegar ao nosso delicioso ovo de chocolate, tiveram que passar muitos anos. Primeiro, através do contato com os Maias e Astecas, os espanhóis começaram a espalhar o chocolate pela Europa. Duzentos anos mais tarde, os impressionantes confeiteiros franceses fizeram os primeiros ovos de chocolate da história. 

O pioneiro François Louis Cailler, abriu a primeira fábrica de ovos de chocolate na França. Já na segunda metade do século XX o consumo de ovos de páscoa exigia uma produção em larga escala, desde então, este produto dominou as indústrias e o mercado.

E é assim que em alguns países como o Brasil, o consumo de ovos de chocolate aumenta em toda a temporada que antecede o dia da Páscoa, acompanhando o significado e o sentido tradicional da festa pascal.

 

O Mercado dos Ovos de Páscoa 

No país, atualmente contamos com ovos de chocolate recheados, de colher e até com brinquedos e surpresas dentro deles, para os pequenos da casa. O mercado cada vez se reinventa mais, e a Páscoa se converteu numa das melhores épocas para a indústria do chocolate e para os confeiteiros.

Segundo dados do Mercado & Consumo, a Páscoa é a segunda melhor data do varejo alimentar no Brasil, ficando apenas depois do Natal. Na análise de quanto os meses de março e abril faturaram em 2019, houve crescimento de mais de 5,1%, mais que a média anual, enquanto o Natal representou 23%.

Agora, trazendo um pouco da relação ao mundo da publicidade, vemos como profissionais podem fazer com que pequenos significados, sejam transformados em símbolos. Esses símbolos passam a ser os logos das empresas, e essas empresas se convertem em grandes marcas.

Tudo o que representa uma empresa pode estar incluído em algo simples como um logo ou em sua identidade. Algo que mais na frente fará com que milhares de pessoas lembrem de uma marca, um produto e a experiência que tiveram com eles.

É por isso que é muito importante que tudo o que você queira transmitir com sua marca, esteja representado em seu logo, o rosto da sua empresa, e em todas suas comunicações.

A Next deseja a todos uma Feliz Páscoa! E não esqueçam de comer e compartilhar seus ovos! 😛

 


Gostou de nosso conteúdo? Sugira outros temas através de nosso e-mail contato@nextstationmarketing.com ou entre em contato para fazer um conteúdo para sua empresa!

Acompanhe as novidades em nosso Instagram @nextstationmarketing

Categoria
Tags

Sem respostas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.